Com toda a certeza, o Brasil é um dos países em que mais se paga imposto no mundo. Em outras palavras, temos uma das maiores cargas tributárias do planeta.
Em 1969, foi instituída a cobrança da Taxa Rodoviária Única (TRU), cujo dinheiro era obrigatoriamente aplicado no sistema de transportes. A TRU foi extinta e deu lugar ao IPVA, em 1986, com gastos sem destinação específica.
Embora muitas pessoas acreditem que o IPVA sirva para construção e conservação das ruas e estradas, não existe essa vinculação.
Isso quer dizer que o imposto serve apenas para tributação dos proprietários de veículos e para arrecadação estadual.
Assim, do total arrecadado no IPVA:
- 20% vão para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação);
- O restante é dividido meio a meio entre o Estado e o município de registro do veículo.
O percentual que fica com o Estado passa a compor o orçamento anual e serve para custear diversas áreas. Saúde, educação, segurança pública, infraestrutura…
Enfim, o dinheiro do IPVA não está carimbado, nem tem uma finalidade específica relacionada aos veículos.
Além disso, cada estado tem autonomia para definir as taxas do imposto e os descontos que vão conceder.
A arrecadação do IPVA pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) é aproveitada para custear os gastos públicos com segurança, saúde, educação e transporte.
E apesar de não ter essa obrigação discriminada, o dinheiro também serve para investimento em obras públicas, incluindo a conservação, construção e segurança das estradas.
Por outro lado, muitos reclamam, com razão, da má aplicação dos recursos públicos, especialmente provenientes de impostos pagos pelo contribuinte.
A carga tributária pesa sobre os ombros do cidadão, mas não há contrapartida em quantidade e qualidade nos serviços públicos oferecidos.
Para estes críticos, o que faz falta não são os impostos, mas sim uma melhor gestão dos recursos.
Os valores poderiam ser menores, com mais isenções inclusive. Mas com aplicação correta e enxuta do que é pago, com retorno mais assertivo para a população.
Quase 200 mil veículos de Rondônia estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, segundo o Governo do Estado. Neste ano a inadimplência aumentou cerca de 33% em comparação ao ano anterior. Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal são as cidades com o maior número de veículos com o documento em atraso.
O município de Jaru recebeu do Governo do Estado de Rondônia, referente ao IPVA, de acordo com o portal da transparência, R$ 5.515.127,32.
Já sobre os repasses só do Governo do Estado de RO referente a outros tributos o total arrecadado no ano de 2021 foi de R$ 44.379.946,53.
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Arrecadação IPVA – Repasse para os municípios (SEFIN/RO)
Código | Município | jul/21 | ago/21 | set/21 | out/21 |
110001 | ALTA FLORESTA DO OESTE | 240.633,56 | 185.133,94 | 169.796,71 | 303.069,56 |
110037 | ALTO ALEGRE DOS PARECIS | 84.958,36 | 79.145,67 | 47.332,66 | 91.967,69 |
110040 | ALTO PARAISO | 109.365,92 | 102.514,04 | 71.326,16 | 158.939,13 |
110034 | ALVORADA DO OESTE | 96.196,12 | 92.950,58 | 65.943,54 | 153.975,92 |
110002 | ARIQUEMES | 1.133.104,58 | 1.023.335,78 | 850.887,51 | 1.695.866,16 |
110045 | BURITIS | 294.168,35 | 303.347,27 | 207.114,68 | 360.987,62 |
110003 | CABIXI | 54.851,22 | 44.513,17 | 30.091,08 | 49.062,81 |
110060 | CACAULANDIA | 31.702,14 | 35.977,22 | 30.810,12 | 47.134,55 |
110004 | CACOAL | 968.737,91 | 869.088,36 | 763.628,72 | 1.542.402,90 |
110070 | CAMPO NOVO DE RONDONIA | 56.428,44 | 45.365,20 | 40.729,29 | 60.483,80 |
110080 | CANDEIAS DO JAMARI | 84.580,64 | 78.775,32 | 66.146,69 | 121.240,76 |
110090 | CASTANHEIRAS | 14.820,50 | 14.545,11 | 16.030,02 | 23.130,89 |
110005 | CEREJEIRAS | 155.812,08 | 174.005,42 | 112.043,25 | 263.863,86 |
110092 | CHUPINGUAIA | 51.138,71 | 58.328,66 | 48.573,69 | 106.690,40 |
110006 | COLORADO DO OESTE | 153.858,48 | 152.105,88 | 105.752,64 | 216.483,50 |
110007 | CORUMBIARA | 57.607,13 | 49.796,30 | 38.755,96 | 47.004,96 |
110008 | COSTA MARQUES | 55.741,20 | 69.544,55 | 48.429,14 | 102.138,26 |
110094 | CUJUBIM | 88.569,60 | 66.859,09 | 66.605,25 | 148.762,48 |
110009 | ESPIGAO D’OESTE | 261.010,59 | 212.376,18 | 177.321,98 | 312.102,10 |
110100 | GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA | 68.530,60 | 67.223,67 | 56.104,46 | 86.143,85 |
110010 | GUAJARA-MIRIM | 242.008,40 | 229.149,96 | 196.565,80 | 298.550,12 |
110110 | ITAPUÃ DO OESTE | 51.263,84 | 38.570,80 | 32.515,65 | 48.890,98 |
110011 | JARU | 514.405,44 | 449.954,81 | 379.202,08 | 698.143,00 |
110012 | JI-PARANA | 1.438.173,94 | 1.393.430,13 | 1.206.461,58 | 2.419.064,44 |
110013 | MACHADINHO D’OESTE | 181.402,84 | 174.690,55 | 133.250,10 | 299.453,67 |
110120 | MINISTRO ANDREAZZA | 67.115,34 | 51.521,06 | 41.356,81 | 89.723,73 |
110130 | MIRANTE DA SERRA | 66.836,10 | 60.647,10 | 41.222,46 | 88.886,24 |
110140 | MONTE NEGRO | 77.422,56 | 72.736,68 | 65.697,34 | 120.973,03 |
110014 | NOVA BRASILANDIA DO OESTE | 121.667,64 | 109.897,24 | 83.474,90 | 154.705,33 |
110033 | NOVA MAMORE | 164.503,46 | 135.303,98 | 108.579,53 | 248.215,08 |
110143 | NOVA UNIAO | 45.039,70 | 46.923,36 | 41.258,39 | 49.850,73 |
110050 | NOVO HORIZONTE DO OESTE | 65.352,94 | 67.958,98 | 42.708,20 | 88.747,21 |
110015 | OURO PRETO DO OESTE | 355.524,23 | 331.834,39 | 281.144,02 | 553.663,40 |
110145 | PARECIS | 30.422,86 | 22.460,00 | 16.199,90 | 48.315,99 |
110018 | PIMENTA BUENO | 349.738,11 | 366.060,70 | 253.930,50 | 478.019,93 |
110146 | PIMENTEIRAS DO OESTE | 14.311,31 | 11.452,92 | 9.966,18 | 34.255,38 |
110020 | PORTO VELHO | 5.241.151,33 | 4.481.086,74 | 3.708.925,28 | 7.754.167,62 |
110025 | PRESIDENTE MÉDICI | 172.314,75 | 151.596,99 | 92.684,15 | 251.523,32 |
110147 | PRIMAVERA DE RONDONIA | 29.677,38 | 30.922,73 | 16.139,75 | 28.884,64 |
110026 | RIO CRESPO | 18.351,01 | 18.602,20 | 14.715,50 | 34.558,52 |
110028 | ROLIM DE MOURA | 578.801,83 | 534.971,43 | 441.286,72 | 831.581,00 |
110029 | SANTA LUZIA DO OESTE | 65.243,05 | 55.515,79 | 44.345,50 | 62.159,28 |
110148 | SAO FELIPE D’OESTE | 45.671,76 | 36.657,47 | 32.432,92 | 60.192,70 |
110149 | SAO FRANCISCO DO GUAPORE | 125.728,29 | 134.529,90 | 119.894,25 | 217.638,62 |
110032 | SAO MIGUEL DO GUAPORE | 125.086,59 | 123.426,47 | 89.659,81 | 184.150,94 |
110150 | SERINGUEIRAS | 96.892,60 | 66.763,60 | 52.856,75 | 95.240,66 |
110155 | TEIXEIROPOLIS | 42.907,63 | 33.202,88 | 27.773,81 | 41.395,42 |
110160 | THEOBROMA | 60.299,00 | 54.051,99 | 32.661,83 | 90.280,74 |
110170 | URUPA | 78.271,22 | 81.466,46 | 65.943,91 | 113.679,96 |
110175 | VALE DO ANARI | 30.095,00 | 38.871,50 | 30.322,89 | 57.590,44 |
110180 | VALE DO PARAISO | 59.633,98 | 51.564,30 | 40.638,70 | 77.429,77 |
110030 | VILHENA | 1.143.025,90 | 1.068.781,18 | 895.157,21 | 1.874.853,49 |
TOTAL LÍQUIDO DO REPASSE | 15.760.156,17 | 14.249.535,69 | 11.652.395,98 | 23.386.236,58 |
Fonte: Robert Muracami