
A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.
A Umbanda completa 116 anos em 15 de novembro de 2024. A Umbanda surgiu no ano de 1908 através de um médium chamado Zélio Fernandino Moraes, com a orientação do espírito que se identificava como Caboclo das Sete Encruzilhadas, em Niterói no estado do Rio de Janeiro.
O Dia Nacional da Umbanda, a ser comemorado anualmente em 15 de novembro, foi instituído através da LEI Nº 12.644, DE 16 DE MAIO DE 2012.
A Umbanda é baseada no culto dos orixás, caboclos, pretos-velhos, erês, exu, pomba-gira, baianos e boiadeiros e tem três conceitos principais: caridade, luz e amor. O significado de umbanda é “arte de curar” e resume a missão dos religiosos: ajudar pessoas através da ancestralidade e do amor.
De acordo com a Federação Brasileira de Umbanda, há alguns princípios da religião. Entre eles, estão a existência de um princípio criador – o Deus, o Onipotente e Irrepresentável, assim como a existência de entidades espirituais, mensageiros das vibrações dos Orixás, ainda em evolução, buscando o aperfeiçoamento. Além disso, os umbandistas crêem na reencarnação, na Lei do Carma e praticam a mediunidade em suas diversas manifestações, assim como o amor, manifestado como caridade, na palavra e na ação.
Por fim, a Umbanda também tem como crença que o homem vive em um campo vibratório, sendo ele esse próprio campo que seu livre arbítrio comanda, dentro do princípio da natureza trina: espírito, alma e corpo.
De acordo com o IBGE, na última pesquisa mais de 400 mil pessoas se declaravam umbandistas no Brasil, no ano de 2010.
CLIQUE AQUI E ACESSE PEQUENO DICIONÁRIO DA UMBANDA

No dia 27 de julho de 2024 o jornalista Robert Muracami, através do PODCAST do site PORTAL RM, entrevistou na capital do estado de Rondônia a Zeladora de Santo, Aulenilda Lopes de Oliveira – Mãe Nilda D’Oxum da Associação Templo Espiritualista de Umbanda Nosso Lar – TEUNLAR, que foi fundado em 08 de março de 1999 e presidente da Federação de Cultos à Umbanda de Rondônia – FECUARON.
O TEUNLAR está localizado à Rua Neuza, 6583, bairro Igarapé, celular para maiores informações: (69) 99206-3497.


As atividades do TEUNLAR podem ser acompanhadas pelas redes sociais:
- INSTAGRAN – instagram.com/teunlaroficial
- FACEBOOK – facebook.com/teunlar
Os atendimentos são realizados às quartas-feiras, no horário das 19:30 horas às 23:00 horas, com passes, curas, banhos e desobsessão e aos sábados das 19:30 horas às 23:00 horas, com trabalhos de desenvolvimento.

Na ocasião foi celebrado o festejo dos 48 anos do Caboclo Tupi na crôa da Ya Nilda D’Oxum. Assista no vídeo abaixo o registro do festejo:
ASSISTA AO VÍDEO





Fonte: Robert Muracami
































































Robert, vc é uma pessoa de uma energia maravilhosa, um repórter que sabe fazer as perguntas para os entrevistados em qualquer assuntos que condiz com a pessoa, que está sendo entrevistada por vc, nos sentimos a vontade. Parabéns!