A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizado audiências públicas para colher contribuições a respeito da exploração de lotes rodoviários localizados nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.
O projeto, que foi desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contempla os seguintes lotes: Lote CN 1 (BR-060/452/GO), Lote CN 2 (BR-060/364/GO/MT), Lote CN 3 (BR-070/174/364/MT/RO) e Lote CN 5 (BR-364/RO).
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Os rondonienses que tem a BR-364 cortada de sul a norte podem ter de pagar pedágio nos próximos anos em vários trechos da rodovia federal , do entroncamento com a BR435/RO em Vilhena/RO até a divisa RO/MT; e BR-364 no Mato Grosso, da divisa entre Rondônia e Mato Grosso até o entroncamento com a MT-235 em Sapezal/MT e BR-364/RO, do entroncamento com a BR435/RO em Vilhena/RO até o entroncamento com a BR-319/RO em Porto Velho/RO.
A ANTT, que repassou uma tabela provisória dos valores que poderão ser cobrados nos pedágios. O motorista encontrará a primeira praça de pedágio em Porto Velho, onde a tarifa poderá custar R$3,69 (valor máximo). Na soma, pela tabela proposta, são cerca de R$ 80 apenas para chegar à fronteira do Mato Grosso.
Mantido o formato atual da concessão, serão sete praças de pedágio em Rondônia. Depois de Porto Velho, pontos de cobrança estarão instalados na mesma rodovia em Alto Paraíso, Ariquemes, Ouro Preto d´Oeste, Presidente Médici e Pimenta Bueno, município que abrigará duas praças.
Para as audiências, o período para envio de contribuições escritas iniciou no dia 27 de dezembro de 2021, às 9h, e vai até o dia 25 de fevereiro de 2022, às 18h (horário de Brasília), por meio do Sistema ParticipANTT.
A sociedade e o setor regulado também podem participar oralmente nos dias das sessões públicas presenciais e virtuais. O cadastramento deverá ser feito previamente, de acordo com as instruções contidas na página dos processos de participação e controle social.
O objeto da participação social neste processo é coletar contribuições às minutas de edital e contrato ao Programa de Exploração da Rodovia (PER) e aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Obtenha mais informações sobre as audiências no link: https://participantt.antt.gov.br/Site/AudienciaPublica/ConsultarAvisoAudienciaPubl
Veja na tabela usada hoje e que baseanos o gasto em Rondônia com pedágio na BR 364
P6 – BR-364 – Cachoeira Alta (GO) – Km 97,3
P7 – BR-364 – Jataí (GO) – Km 158,5
Categoria de veículo |
Tipo de veículo |
Nºde eixos |
Rodagem |
Multiplicador da Tarifa |
Valor praticado (R$) |
1 |
Automóvel, caminhonete e furgão |
2 |
Simples |
1 |
4,90 |
2 |
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão |
2 |
Dupla |
2 |
9,80 |
3 |
Automóvel e caminhonete com semirreboque |
3 |
Simples |
1,5 |
7,35 |
4 |
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus |
3 |
Dupla |
3 |
14,70 |
5 |
Automóvel e caminhonete com reboque |
4 |
Simples |
2 |
9,80 |
6 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
4 |
Dupla |
4 |
19,60 |
7 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
5 |
Dupla |
5 |
24,50 |
8 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
6 |
Dupla |
6 |
29,40 |
9 |
Motocicletas, motonetas e bicicletas moto |
2 |
Simples |
0,5 |
2,45 |
10 |
Veículos oficiais e do Corpo Diplomático |
– |
– |
– |
– |
Superintendente do DNIT revela que R$ 30 milhões para a BR-364 foi liberado em janeiro
Os R$ 30 milhões que o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio dos Santos Filho, garantiu para as obras de manutenção da BR-364 nesta semana são os mesmos que já haviam sido liberados em janeiro deste ano.
O anúncio recente foi feito a deputados federais e estaduais, ao governador Gladson Cameli e a prefeitos, na última quarta-feira, 16. Nenhum recurso a mais foi liberado durante ou após a ida da comitiva de políticos acreanos à Brasília.
“Os 30 milhões são os mesmos. Quem dera não fosse, porque a necessidade é enorme”, citou o superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes.
O recurso faz parte de um montante de R$ 418 milhões liberados por meio de medida provisória para 14 unidades da federação que tiveram ativos de infraestrutura federais afetados pelas chuvas.
A outra garantia dada pelo general aos políticos acreanos em Brasília deverá se concretizar até abril. Cruzeiro do Sul vai ganhar uma unidade do DNIT, o órgão responsável pela BR-364. Para abrir a unidade em Cruzeiro do Sul, outra teve que ser fechada na região Sul.
“Depois de anos de reivindicações, conseguimos aprovar uma Unidade do DNIT em Cruzeiro do Sul. O trâmite é longo, mas o mais difícil já passou essa semana. Tivemos que fechar uma unidade no Paraná para poder abrir essa”, o superintendente.
O funcionamento da unidade em Cruzeiro do Sul vai facilitar a fiscalização das obras da BR-364. O escritório contará com uma engenheira e uma técnica, ambas concursadas e do quadro efetivo do órgão.
Fonte: ocombatente.com, nahoradanoticia.com.br, jipa dicas