
Na tarde de sexta-feira (01/09) um ônibus escolar que transportava alunos das redes municipal e estadual de Jaru pegou fogo na Linha 630, região do distrito de Tarilândia distante aproximadamente 70 quilômetros da sede do município de Jaru sentido ao subdistrito de Jaru-Uaru.
ASSISTA AO VÍDEO
Os alunos não se feriram devido aos esforços do motorista Rael e da monitora escolar Letícia com ajuda de moradores da localidade, o motorista passou mal, mas sem gravidade após o ato heróico.
Pais dos alunos se revoltaram nas redes sociais e cobraram, mais uma vez, providências das autoridades. Ministério Público, Câmara de vereadores, Secretaria Municipal de Educação já foram acionados, mas os problemas com o transporte escolar do município de Jaru só se agrava com o passar do tempo.
No mês de abril um ônibus pegou fogo na Linha 617 em Jaru e foi assunto em rede nacional de jornalismo, pelo site G1/Rede Amazônica.
Ônibus escolar com quase 50 alunos pega fogo em estrada rural de Jaru, RO
Um ônibus escolar que transportava quase 50 alunos e profissionais de educação pegou fogo em uma estrada rural de Jaru (RO). O motorista ajudou a retirar as crianças do veículo e nenhuma se feriu.
O ônibus trafegava na Linha 617 a caminho da escola quando as chamas começaram. Segundo o motorista, o fogo se alastrou rapidamente e as crianças se assustaram, mas ele conseguiu retirar todas de dentro do veículo em segurança. O homem, no entanto, teve algumas queimaduras pelo corpo.
Os alunos passaram por atendimento psicológico e depois foram entregues aos pais ou responsáveis.
Ainda não há informações do que teria causado o incêndio. Uma perícia foi realizada e um laudo deve ser emitido sobre o acidente.
O ônibus pertence a uma empresa que presta serviço para a prefeitura de Jaru. A Rede Amazônica não conseguiu contato com a empresa.
Pais de alunos já realizaram protestos e denuncia ao Ministério Público.

“PROBLEMA SEM SOLUÇÃO?”
São quase que diárias as reclamações de pais de alunos sobre a maioria da frota de transporte escolar de Jaru. Alunos das redes municipal e estadual de ensino correm um grande risco com constantes acidentes ocorridos com alguns ônibus.
De acordo com a Secretária de Educação de Jaru,Maria Emília do Rosário, a Prefeitura paga mais de 3 milhões de reais com a terceirização do transporte escolar para 02 empresas que disponibilizam aproximadamente 52 ônibus.
A frota do transporte escolar de Jaru passa por vistoria realizada pela Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Jaru, é acompanhada por equipe específica de fiscalização pela Secretaria Municipal de Educação e conta com o acompanhamento, in loco, de vereadores do município.
Com todo esse aparato fiscalizatório o que pode estar ocorrendo com o transporte escolar de Jaru?
A Secretaria Municipal de Educação já realizou várias notificações às empresas de transporte escolar, vereadores já realizaram diversas diligências e denuncias, o Ministério Público já esta atuando e convocando pais e autoridades para a resolução do problema.
INDÍCIOS QUE ÔNIBUS QUE PASSAM PELA VISTORIA NÃO SÃO OS MESMOS QUE TRANSPORTAM ALUNOS SÃO CLAROS DIANTE DOS ACONTECIMENTOS.
EM JARU OS ÔNIBUS DO TRANSPORTE ESCOLAR NÃO PODEM TER MAIS QUE 18 ANOS DE USO.
UM AGRAVANTE – NÃO HÁ OUTRAS EMPRESAS QUE POSSAM SER CONVOCADAS CASO OCORRA DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO.
O valor aproximado de um ônibus para o transporte escolar do Programa do Governo Federal Caminho da Escola é de R$ 260.000,00.
Na garagem municipal de Jaru, há anos, uma frota de ônibus do Programa Caminho da Escola, sem uso constante e expostos às intempéries do tempo, adquiridos com recurso financeiro federal, na ordem de aproximadamente R$ 3.120,000,00, estão se deteriorando.
O jornalista Robert Muracami, realizou um série de reportagens sobre o caos do transporte escolar em Jaru, e inclusive sofreu tentativa de impedimento do exercício da profissão pela secretária de educação ao abordar a precariedade do transporte escolar. Clique nos links abaixo e confira:
Frota de ônibus para transporte escolar de aluno do Governo Federal se deteriora em pátio da Prefeitura de Jaru. Prejuízo passa de 3 milhões de reais
CRIME! Enquanto ônibus escolares apodrecem na garagem da prefeitura de Jaru, pais de alunos do Jardim Europa cobram por transporte para a E.E.M.T.I. Capitão Silvio de Farias e assistem filhos serem constrangidos
Secretária municipal de educação de Jaru tenta impedir trabalho de jornalista do site Portal RM. Pais do Jardim Europa cobram transporte escolar para os filhos
DENÚNCIA! TRANSPORTE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COLOCA EM RISCO A VIDA DE ESTUDANTES EM JARU
Educação é prioridade em Jaru – Investimento de mais de 2 milhões em livros do Aprende Brasil, mais de 3 milhões para transporte escolar, piso salarial para professores e escolas ampliadas
NOTA SOBRE O TRANSPORTE ESCOLAR
Prefeitura de Jaru suspende temporariamente as aulas na rede municipal de ensino
O prefeito João Gonçalves Júnior e o vice-prefeito Jeverson Lima, se reuniu na manhã deste sábado com a equipe técnica da prefeitura de Jaru, para tratar sobre o sinistro ocorrido na última sexta-feira (01), ocasião em que um ônibus escolar foi consumido pelo fogo.
Diante dos fatos, ficou deliberado, que as aulas na rede municipal serão suspensas temporariamente.
A suspensão se dará no período de 04 a 08 de setembro.
Com exceção das creches de educação infantil na zona urbana, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, cujo atendimento continua normalmente.
A medida tem como objetivo tomar as medidas cabíveis e necessárias para garantir a segurança no transporte dos alunos.
Fonte: Robert Muracami

































































